You are currently viewing Cuidados com terrários e mini jardins

Cuidados com terrários e mini jardins

Vamos começar esse post por diferenciar o que é um terrário e o que é um mini jardim.

Terrários: Terrários são pequenos biomas reproduzidos artificialmente, simulando portanto, ambientes tropicais, úmidos e quentes, plantados em recipientes de  vidros e tampados, para manter a umidade e assim manter as plantas regadas, conforme seu ambiente natural. É necessário que se atente a plantas de porte menor, e que gostem de ambiente tropical. Entendido? 

Mini jardim

Mini jardins: Mini jardins são também pequenos biomas reproduzidos artificialmente, também simulando o ambiente natural das plantas mas este não é tampado, podendo ser cultivado portanto, em qualquer recipiente. Plantas mais resistentes são importantes, as que conseguem armazenas água, que não cresçam muito, por obiviedade, já que queremos um mini jardim. 

Suculentas e cactos são plantas tipicamente de desertos, portanto, não devem ser usadas em terrários, somente em mini jardins, que são a simulação de biomas, mas abertos, sem tampas, cujas plantas podem fazer troca com o meio. Quando colocamos essas plantas em terrários, temos que ter em mente que esse tipo de recipiente não possui drenagem e são fechados e úmidos, tudo que suculentas e cactos não gostam. Suculentas e cactos (que são da mesma família) possuem uma grande quantidade de água armazenada em suas folhas e portanto, não gostam de ambientes fechados, úmidos, que simulem um habitat tropical. Quanto mais a reprodução for escalonada e parecida com o ambiente natural, mais belo serã seu mini jardim e seu terrário. Observando sempre alguns ítens primordiais para sua saúde: paciência, observação e cuidado.  Os terrários devem ser aguados com muito cuidado para que o excesso de água não mate as plantas. Jamais borrife as plantas ou deixe água cair sobre elas. Use uma seringa grande, que você poderá encontar em casas de produtos hospitalares, abrindo com cuidado o recipiente. Há relatos de terrários que nunca foram abertos. Deixe seus terrários em local fresco e bem iluminado pela claridade solar, iluminado, jamais sob incidencia dos raios solares. 

Os mini jardins precisam ter uma boa drenagem para não apodrecer raízes e plantas. Devem ser aguadas em especificidade das plantas contidas e também necessitam de claridade natural, perto de janelas. 

Algumas dicas para ambos:

Nunca use pedras artificiais e pintadas.

Nunca deixe em locais escuros, longe de claridade

Nunca esqueça suas plantas, observe.

Deixe um comentário