Kokedama cuidados e curiosidades

Kokedama é uma técnica japonesa de plantio em esfera de musgo e outros materiais orgânicos. Pelas pesquisas que fizemos, é uma técnica milenar e tão antiga quanto os bonsais. A Kokedama é uma técnica mais simples, de cuidado mais prático e de resultados mais rápidos, visto que não há necessidade de podas ou de cuidados diários, como o bonsai.

Conta a lenda que enquanto as camadas mais ricas tinham bonsais, os trabalhadores e a população mais pobre, colecionava os kokedamas, no entanto, não sabemos se isso procede….


Fomos as primeiras em Goiânia a confeccionar e vender kokedamas, quem sabe as primeiras no Brasil. Toda nossa área de pesquisa foi nos sites especializados internacionais.
A forma de plantio é uma técnica relativamente fácil e muito prazeirosa. Além do belo efeito estético, para algumas plantas percebemos que é o cultivo ideal. Apesar da técnica ser específica, é primordial que se conheça da planta da qual é feita a kokedama, é para ela o cuidado dispensado. Se gosta ou não de Sol, se gosta de pouca ou muita água, se precisa de mais sombra, etc. Tenha afinidade com suas plantas. Observe, tenha paciência, zelo e sintonia. Plantas são seres vivos que requerem cuidados, independente do local e forma de plantio. Se não puder dispensar cuidados, não tenha! Uma dica para qualquer planta: tenha perto de janelas, para que absorvam a claridade natural, vire o vaso ou o kokedama, 15º graus a cada 15 dias, água ao menos uma vez por semana, refresque-as com borrifadas de água, nos períodos de calor e seca ao menos três vezes por semana. Observe pragas nas folhas e combata óleo de Nin, um anti praga orgânico. Adube suas plantas a cada quinze dias com uma mistura de 1 colher café de salitre do Chile em 1 litro de água. Misture bem os dois ingredientes e regue as plantas. No caso dos kokedamas, submerja a esfera em um balde com a mistura e deixe por 15 minutos. Elas ficarão lindas se bem cuidadas.

Marcado com